23 de julho de 2011

Ai estive quase morto no deserto, e o Porto aqui tão perto!

Lembrem-se há uns anos atrás de um tal ministro que disse que a margem Sul era um deserto? Então... e onde estão os camelos? E os dromedários?

NO NORTE!

Norte? SIM! Então não andamos todos contentes por andar para trás e para a frente em camelo e dromedário? Nas linhas do Minho e Douro? E estão a ficar todas amarelas, como o Areias!

Os camelos são automotoras diesel espanholas, alugadas pela CP. Vieram da fronteira já de amarelo e têm duas bossas por cada carruagem, totalizando 6 no total. São feias de origem.

Os dromedários são as antigas automotoras Sorefame - Rolls-Royce que também passaram por uma fase de plastificação/lilificação, apesar de não terem ficado tão feias. Tinham uma cor de azul de azia e agora, depois de algum Gaviscon na EMEF, estão a ficar também amarelas.


Agora algum conteúdo científico:

Estas duas espécies de animais do deserto provaram que podem trazer fresquinho mesmo com as janelas e portas totalmente isoladas, desde que as bossas não se constipem. Foram as principais causas de erradicação dos Perdigueiros (CP 1400) e das Latas (CP 0600) na região do Minho e do Douro. Partilham o seu habitat diariamente com outras espécies de animais, como as Martas (CP 3400), as Lilis (CP 2240), os Terramotos (CP 1960), alguns Perdigueiros sobreviventes e uma Viúva Negra (Histórico), apesar de não mostrarem grande convivência entre estas e as espécies do deserto. Segundo um estudo da SPVS (Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem) e da CP (Comboios de Portugal), preve-se finalmente uma migração de dromedários para a margem sul do Tejo e terras mais a sul, vindo a poder causar a extinsão em massa das restantes Latas e Francesinhas (CP 1930).



De qualquer das formas, para o Peso da Régua, eis o novo produto turístico:


Sem comentários: